Como Organizar suas Finanças Pessoais

Quem não quer virar o ano com as contas em dia não é mesmo? Por isso hoje trouxemos 7 dicas de como fazer uma organização de suas finanças pessoais.

São dicas simples mais infalíveis para que você tenha um 2016 com grandes realizações. Vamos lá?

Como Organizar suas Finanças Pessoais?

como organizar suas financas

Dica 1: Não gaste mais do que ganha.

Um dos motivos principais que faz a pessoa se perder na vida financeira é gastar mais do que ganha. Isso acontece pela falta de planejamento e a melhor forma de reverter esta situação é colocando todos os gastos em planilhas incluindo os gastos fixos como:

  • Prestação da casa ou aluguel;
  • Contas de água, luz, telefone, gás;
  • Convênio médico;
  • Escola dos filhos (as) ou mensalidade da faculdade;
  • PVA, IPTU;
  • Vestuário e outros.

Feito isso analise o quanto será destinado ao lazer.

Dica 2: Dê preferência por compras à vista

Os custos da compra por crédito são altos devido aos juros cobrados. Além disso, comprar no cartão de crédito faz com que você assuma uma dívida.

Dívidas não fazem a sua vida financeira ser saudável. Por isso dê preferência por comprar a vista.

Dica 3: Em caso de dívidas elimine-as!

Um dos primeiros passos para você ter um 2106 muito mais próspero do que este e fazer uma organização financeira pessoal é eliminar as dívidas que tiver. Nem sempre é fácil mais com algumas mudanças simples é possível. Veja:

  • Coloque suas dívidas no papel ou em planilha;
  • Negocie com as empresas para as quais você deve e busque por um acordo que caiba no seu bolso;
  • Se tiver condições não parcele as dívidas, pague-as a vista.

Dica 4: Faça o seu pé de meia.

Essa é uma prática antiga mais que deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa que queira fazer uma organização financeira pessoal. Poupe 15% da sua renda mensal.

Esta é uma forma de você não precisar recorrer a ninguém adquirindo mais dívidas em caso de um imprevisto. Aliás, todos estão sujeitos a imprevistos principalmente quando se trata de dinheiro.

O importante na hora de poupar seu dinheiro é aplica-lo, isso garante que seu dinheiro gere rendimentos de alguma forma.

Dica 5: Estabeleça objetivos.

O que você pretende realizar no próximo ano? Tem projetos em mente? Se sim este é um ponto positivo para organizar sua vida financeira.

Só quem tem objetivos a realizar é que economiza para que eles possam se tornar viáveis. Então pare e pense quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo e estabeleça o quanto está disposta (o) a gastar.

Dica 6: Planeje as suas saídas de casa.

Equilibrar a sai vida financeira não significa que você precisa ficar sem sair de casa. Mas planeje seus passeios, pense em fazer aqueles que possam ser ao livre onde você tem como levar a sua alimentação de casa.

Comer fora está pesando cada vez mais no bolso das pessoas. Para perceber o quanto está gastando comendo fora comece a guardar as notinhas de tudo que compra. No fim do mês verá que os gastos fizeram uma grande diferença no orçamento.

Fazer uma organização financeira pessoal pode parecer difícil no início, mas como qualquer outra área da sua vida exige muito esforço e disciplina. Cuidar da sua saúde financeira é essencial para ter mais qualidade de vida.

Dica 7: Reduza os gastos supérfluos.

Ao fazer sua planilha de orçamento ficará mais fácil identificar os gastos supérfluos. Fazer uma organização pessoal de forma inteligente é pegar os gastos supérfluos e revertê-los em rendimento.
Se você gostou das dicas que recebeu deixe seu comentário registrado aqui, contamos com a sua participação.

Add Comment